Se você quer conhecer os tipos de Jejum é porque está pensando em jejuar. Que maravilha! O Jejum é uma tradição milenar que muitos estão conhecendo agora. Não é uma moda passageira, é uma prática de saúde que está sendo incorporada por muitas pessoas no mundo.
O Jejum não é só sobre se abster de comida por um período de tempo. É sobre a oportunidade de desacelerar, conectar-se consigo mesmo e ganhar uma perspectiva mais clara sobre a vida, além da possibilidade de desenvolver um relacionamento mais saudável com a comida.
Durante séculos, muitas culturas e religiões mantiveram o Jejum como uma prática de purificação espiritual para se aproximar do Divino. Restringir ou não comer determinado alimento, oferecendo esse sacrifício ao Sagrado, pode ser uma maneira de louvar a Existência.
Tipos de Jejum: os caminhos para Começar
Sentiu o chamado para jejuar e quer saber por onde começar? Que alegria! Vamos conversar. Você não chegou aqui por acaso. Abra o seu coração e receba essas Dicas da Consciência, com a certeza de que escrevemos tudo com muito carinho.
Vamos juntos passo a passo! Em primeiro lugar, saiba que você pode experimentar o Jejum sem compromisso. Algumas horas sem comer podem ser suficientes para você perceber como se sente. Observe integralmente: corpo, emoções e mente, além do seu estado de espírito.
Para que você se sinta mais seguro, indicamos que você tenha o acompanhamento de um nutricionista, sempre que precisar. O profissional pode indicar os tipos de jejum mais adequados para você. Escolha o Jejum que você pode implementar e a sua jornada vai começar. Sigamos em frente!
Leia: Jejum com Propósito: a prática espiritual disponível para todos
Alimentos específicos: tipos de Jejum e Propósitos
O Jejum é muito utilizado para a purificação do corpo e da alma. Existem motivações para os tipos de Jejum e propósitos. Podemos escolher um alimento do qual gostamos muito e deixarmos de comê-lo por um tempo, oferecendo essa ação em devoção ao Divino.
O Jejum de determinados alimentos, às vezes, é uma atitude de saúde. Existem manifestações de doenças distintas que podem ser amenizadas através do Jejum. O açúcar, por exemplo, ativa a diabetes. O glúten acentua a fibromialgia. O sal aumenta a pressão alta.
Experimente jejuar os alimentos da lista acima para sentir os efeitos no corpo. Você pode criar a sua própria lista. Quais alimentos podem estar fazendo mal para você? Um de cada vez, elimine os ingredientes, mesmo que temporariamente, e você perceberá as respostas no corpo.
Jejuar em equilíbrio: modalidade por Refeição
Pular uma das refeições está entre os tipos de Jejum, muito utilizado por pessoas que querem comer bem, mas que também querem emagrecer. Escolhendo retirar da rotina uma refeição ou alimento habitual é possível que você coma uma quantidade menor de calorias.
Esse é um estudo pessoal. Para alguns, o ideal é pular o café da manhã, por não sentirem muita fome nesse período. Para outros, cortar o jantar faz mais sentido. Realmente, a digestão exige muita energia do corpo, que continua trabalhando enquanto dormimos.
Experimente! Teste o seu organismo com amor. Prefira, entre os tipos de Jejum, o de mais fácil adaptação. Você pode escolher o período de se alimentar de acordo com o seu sistema digestório. Existe o melhor horário para cada pessoa. Descubra e respeite o seu.
Jejum por tempo: períodos prolongados do dia
Conhecido como Jejum intermitente, essa é uma modalidade capaz de gerar verdadeiros fenômenos no corpo físico. Emagrecimento, rejuvenescimento, aumento de força, estado meditativo, presença no agora, concentração, entre muitos benefícios.
Tudo isso porque, quando paramos de comer por muitas horas, o corpo começa a realizar tarefas que não faz normalmente. Nós investimos muito tempo em digestão! Sem excesso de alimentação, o corpo pode se recuperar em um processo mais profundo de renovação celular.
Jejuar representa maior disponibilidade energética, além de mais clareza mental. É muito importante consultar um profissional antes de começar o seu protocolo entre os tipos de Jejum. Você pode jejuar por 6 horas, 12 horas, 24 horas e até mais. Amada e amado, é um processo. Melhor começar aos poucos!
Jejum e Oração: entregue sua prática à Existência Divina
Jejuar elevando seus pensamentos e propósitos ao Divino é uma dica especial nossa. Independente do tipo de jejum que escolher, saiba que é muito auspicioso que a sua prática seja entregue à Divindade e à Fonte Criadora.
O Divino está em tudo! Quanto mais nos lembrarmos disso e invocarmos essa energia para os nossos dias, mais a Existência será milagrosa e profunda para nós. Somos seres espirituais numa experiência material. É muito poderoso retomar o poder da espiritualidade em nossas práticas cotidianas.
“No Amor eu acordo, me movo e existo”. Esse é um mantra de expansão da Consciência para integrar aos tipos de Jejum. Faça jejum e oração, do seu jeitinho, para abrir os caminhos de purificação. Quando se alimentar, também ofereça o retorno da sua alimentação para a Criação. É maravilhoso jejuar e orar!