A Saúde Mental para a Organização Mundial da Saúde

Organização Mundial da Saúde, OMS, saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem o panorama da saúde mental. Antes de tudo, como é para você? A saúde mental está presente em sua vida? A saúde da mente é tema de conversas, pensamentos, informações que chegam, ou talvez, você mesmo está vivenciando?

Afinal, o que é saúde mental? A percepção é muito ampla! A OMS considera aspectos da saúde física, psicológica e psicossocial. As orientações da Organização Mundial da Saúde, que são a principal referência deste artigo, são a favor da saúde e dos bons hábitos, que influenciam a saúde mental.

Este artigo tem a intenção de inspirar reflexões e mudanças positivas de vida. Nós resumimos aqui algumas recomendações da revisão mundial sobre saúde mental da OMS, para você receber as dicas direto da fonte.

Relatório da Organização Mundial da Saúde indica novas atitudes

A Organização Mundial da Saúde realizou o “Relatório Mundial de Saúde Mental: transformando a saúde mental para todos”, a fim de convidar cada pessoa a participar do compromisso com a saúde. A revisão completa é considerada “a maior desde a virada do século”.

O relatório completo, divulgado em junho de 2022, compartilha dados de pesquisas e conhecimentos amplos, com a intenção de promover saúde para a população de todos os lugares. A OMS nos convoca para juntos fortalecermos os sistemas que cuidam da saúde mental, para que as mudanças sejam realizadas em conjunto. 

A boa notícia é que a Organização Mundial da Saúde acredita que, de fato, “a mudança pode ser alcançada por meio de boas práticas”. O cuidado com a saúde mental é um caminho individual nos hábitos do dia a dia e uma responsabilidade coletiva em todo o sistema de saúde.

Ansiedade e Depressão: a humanização dos tratamentos pela OMS

Quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, em 2019, de acordo com o levantamento global da Organização Mundial da Saúde. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de pessoas com ansiedade. Com a pandemia, os casos de ansiedade e depressão aumentaram muito.

Para a OMS é necessário agir em todos os campos que influenciam a saúde mental para reverter esses números. Esse é um dos principais posicionamentos do relatório da OMS, no momento em que os cuidados estão focados nos direitos humanos.

A estratégia é considerar as necessidades de cada pessoa, afastando-se de modelos baseados em sintomas, patologias e medicamentos. Novas medidas incentivam as redes comunitárias de serviços interligados e o uso de tecnologias digitais para atendimentos remotos.

Saúde física e mental: cuidando com boas práticas

Transtornos mentais são a principal causa de incapacidades, como doenças cardiovasculares e respiratórias, segundo a Organização Mundial da Saúde. Pessoas com condições graves, como esquizofrenia e bipolaridade, morrem de 10 a 20 anos mais cedo, em relação à população em geral.

Questões de saúde física e mental estão em diferentes contextos, principalmente entre pessoas mais vulneráveis socioeconomicamente. O estresse é uma ameaça para a saúde mental. Os fatores mais estressores são as emergências de saúde, os riscos de eventos climáticos, os conflitos sociais e as guerras. Sendo assim, precisam de mais atenção. 

O plano da OMS é, primordialmente, apoiar a transformação da saúde no mundo. Pesquisas apontam as boas práticas como um fator de melhoria na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Bons exemplos são as dietas específicas para cada organismo, os exercícios físicos e as noites bem dormidas de sono.

Leia: 7 Dicas que podem controlar a Ansiedade

Dicas da Consciência para você Estar Bem

Querido leitor, querida leitora, existem pequenas atitudes que são grandes mudanças. Em outras palavras, novas escolhas podem ser verdadeiras revoluções na sua vida! Para você estar bem, a primeira dica é atividade física, que beneficia o corpo e a mente. Exercícios liberam os neurotransmissores da felicidade. Movimente-se!

Relações saudáveis são um pilar da saúde mental. Estar entre amigos, conviver e conversar pode aliviar as suas emoções. Sabia que agradecer é um santo remédio? Com toda certeza! Praticar gratidão reduz estresse e sinais de ansiedade. Lembre-se sempre de agradecer a si mesmo.

Você pode se agradecer com rituais de autocuidado, dedicando tempo para descansar, ler um livro, tomar um banho relaxante, ouvir músicas ou até mesmo dar um passeio. Momentos tranquilos são como abraços no coração e na alma.

Leia: Terapias Alternativas e o potencial para cuidar da Vida

Dicas estruturais da OMS para a rede de saúde mental

Mudanças de atitudes são o caminho para a transformação global da saúde. As recomendações abaixo, em resumo, fazem parte do Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030, da Organização Mundial da Saúde. O relatório convida todos os países a integrarem e participarem das ações globais.

Em Casa: o mais importante é prevenir abusos e violências no lar. Proteger ao máximo os mais vulneráveis, que são os idosos e as crianças. Cuidados nutricionais para o desenvolvimento infantil e programas de redução da pobreza estão entre as metas de apoio.

Comunidades: iniciativas para melhorar as interações sociais e reforçar a segurança local são estratégicas. O objetivo é cessar todo tipo de intolerância e exclusão. Evitar o isolamento social e combater práticas coletivas negativas e inconscientes.

Escolas: programas de aprendizagem emocional e social, além de incluir iniciativas para combater o bullying, a discriminação e a violência, reconhecendo e prevenindo as negligências.

Locais de Trabalho: possibilitar um trabalho seguro e solidário, com condições humanas para todos. Apoiar pessoas com condições de saúde mental para que permaneçam em seus empregos, mesmo em períodos de desafios.

Serviços de Saúde: ações que fortaleçam o direito à saúde, com profissionais experientes e atitudes que ofereçam mais cuidados de suporte à população. Inclusive, anular tratamentos coercitivos e abusos contra pessoas com transtornos mentais.

Ambientes Naturais: proteção para aumentar o acesso das pessoas aos espaços verdes. É necessário prevenir a exposição humana a tóxicos poluentes, juntamente com estratégias para enfrentar a crise climática.

Como podemos perceber, existe uma integração entre diferentes ambientes que influenciam a saúde mental. Como última dica do texto, queremos incentivar você a procurar por um profissional, sempre que necessário. Médicos, especialistas e terapeutas podem ajudar você a cuidar bem da saúde.

Leia: Família Moderna: 13 dicas para famílias da Nova Era

Jorge Kumara

Shopping Basket